Um assunto que mexe muito com minha vida quando eu ouço e o orgulho. Infelizmente ouço poucas pessoas falarem sobre isso. Provavelmente por falta de autoridade no assunto. Contudo tenho um grande desejo de denunciar esse parasita na minha vida e na vida de quem sobre do mesmo mal. Não sei falar tudo sobre esse assunto, mas li dois parágrafos de C.S. Lewis que serviram como espelho para mim e espero que seja útil para você:
“Não se deve pensar que o orgulho seja algo que Deus proíbe porque o ofende, ou que a humildade seja algo que Ele exige, em função de Sua própria dignidade, como se o próprio Deus fosse orgulhoso. Ele não está absolutamente preocupado com a sua própria dignidade. A questão é que Deus quer que o conheçamos, quer se dar a nós. E nós somos feitos de tal modo que, se realmente tivermos qualquer contato com Deus, nós seremos, de fato, humildes, humildes e felizes, sentindo o infinito alivio de termos nos livrado de uma vez por todas da absurda bobagem de nossa própria dignidade, que nos fez ansiosos e infelizes por toda a vida. Deus procura fazer-nos humildades a fim de tornar possível este momento: procura tirar uma porção de tolas e feias fantasias com o que nos enfeitamos, e ficamos empertigados como pequenos idiotas que somos. Eu mesmo gostaria de ter alcançado um maior grau de humildade, pois assim poderia expressar-me melhor sobre o alivio e o prazer de tirar a fantasia, de livrar-me do falso eu, com todo o seu artificialismo e jactância. Conseguir chegar aí, apenas por um momento, é como um copo de água fresca no deserto.
A quem queira adquirir a humildade, acho que posso ensinar-lhes o primeiro passo. É compreender que somos orgulhosos. E este é também um passo enorme. Bem, ao menos nada, nada mesmo, pode ser feito antes disso. Se pensarmos que não somos orgulhosos é sinal de que, na realidade, somos muito orgulhosos.”